sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Pouca gente acredita que um namoro resista à distância. Na maioria das vezes, esse tipo de namoro acontece quando um dos dois se vê diante de uma inesperada situação em que a separação, mesmo que parcial, não pode ser evitada. Dependendo da visão e das expectativas que se tem dessa relação amorosa, namorar pode ser ótimo. Mas isso realmente depende de cada um.No par amoroso é depositada a certeza de se ser cuidado e não estar só. E quando um está longe do outro o carinho, atenção e cumplicidade têm que ser preservados, para que o afastamento geográfico não se torne maior do que o amor do casal. Vale ainda lembrar que não pode haver controle, ciúme, possessividade ou dependência de qualquer tipo. Os dois só mantém essa relação porque se amam e sentem muito prazer quando estão juntos.
A distância tem sido a vilã das histórias de amor desde que o mundo é mundo. Antigamente, era bem mais difícil manter um relacionamento, sem os meios de comunicação que temos hoje no mundo moderno. Então, para evitar o afastamento, é importante as pessoas criarem meios de driblarem a distância que as separa. Além do telefone, fax, email, Correios e torpedos no celular, existem outras alternativas, como o MSN que serve como ótimo aliado para matar um pouco a saudade. O esforço para tornar possível qualquer encontro também é fundamental.
Se você sentir lá no fundo, em algum momento do seu dia, o quanto uma pessoa lhe faz bem e se você sentir uma euforia por alguns instantes, só em pensar nele, isso pode ser um sinal de que vale a pena experimentar e dar oportunidade ao amor. E, em breve, tornar real o beijo, o toque, o sentir da respiração, a voz de perto, o gosto e o abraço acolhedor.
O segredo de viver um romance a milhas de distância está na intensidade do amor e em como o casal consegue obter a preservação dele. Mas o legal está no final, quando o que se privilegia é o momento do encontro, que pode ser intendo, profundo — e com muito amor para dar e receber.

Ficar muito tempo longe da pessoa que a gente ama não é fácil, dá saudade, aperto no peito e uma vontade enorme de largar tudo para ir correndo encontrar. Manter um relacionamento a distância é mais complicado ainda e requer muita vontade e cuidado. Para facilitar a vida dos casais apaixonados que moram em cidades diferentes, fizemos uma listinha com dicas práticas de como manter o relacionamento a distância. Confira:
1 – Organização financeira: pode parecer bobagem, mas esse é o primeiro passo para o sucesso do relacionamento. Ter controle das despesas é a chave para você poder se planejar e comprar passagens aéreas para visitar o amado.
2- Avalie planos de telefone e internet que sejam bons para você: Muitas operadoras oferecem planos de descontos para interurbanos, o que ajuda o relacionamento e também o seu bolso.
3 – Mantenha a confiança: Estar longe já é muito complicado, por isso, não fique querendo controlar a vida do parceiro, ou ainda querendo se privar das atividades sociais. Viva a sua vida, saia com as amigas e se divirta e confie a sua cara metade está fazendo a mesma coisa.
4- Não fique procurando sarna para se coçar. Lembre-se que o amor fala mais alto e evite crise de ciúmes.
5- Preserve o sentimento. Cuide do seu amor, demonstre afeto e carinho e acredite no que você sente. Quando o amor é forte, o relacionamento resiste a tudo!
Acredite no sentimento e siga em frente, sempre pensando numa maneira de deixar o seu amado por perto.
NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.



Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.



Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.



Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

5
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

6
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7
Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8
Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

9
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarãoa terra.

10
Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

11
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

12
O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.

13
O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

14
Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

15
Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

16
Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

17
Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos.

18
O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.

19
Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

20
Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

21
O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

22
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

23
Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.

24
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.

25
Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

26
Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

27
Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.

28
Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

29
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

30
A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.

31
A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.

32
O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.

33
O SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

34
Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.

35
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.



Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.



Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.



Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serãodestruídas.



Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.



E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

Opinião: avisos e conselhos para namoros a distância funcionarem entre evangélicos

O que você  pensa sobre os perigos de um relacionamento à distância?
Nenhum relacionamento está isento de riscos e perigos, porém, quando duas pessoas assumem um compromisso estando longe uma da outra, o que vai determinar a força dessa relação é a profundidade do caráter de cada um. Quantos casamentos foram iniciados a partir de um relacionamento a distância, e sãofelizes. O fato de algumas pessoas terem se dado mal num relacionamento assim, não significa que ninguém mais deve investir nesse tipo de namoro.
Relacionamento a distância fracassado não é a regra.
Há algum risco de ocorrer uma traição quando a saudade aperta ou quando se encontra uma outra pessoa interessante?
A possibilidade de uma traição sempre existe, mesmo estando perto um do outro, porém, é claro que a ausência do parceiro(a) e o fato de se encontrarem esporadicamente, pode esfriar a relação vulnerabizando assim a relação. Lembre-se, por mais que ele(a) sinta saudade, o que faz as pessoas sustentarem o compromisso e se guardarem uma para outra, é o amor. A Bíblia diz que o amor é paciente, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1 Co 13:4-7)
Como saber manter a chama acesa mesmo longe do namorado(a)
Com o avanço tecnológico, hoje os casais podem se comunicar através da Internet,(e-mail, vídeo câmera, MSN, ICQ...) telefone, fax etc. O contato permanente, mesmo a distância pode aprofundar o vínculo levando os dois a manterem o pacto de fidelidade. O namorado(a) precisa estar sempre lembrando que ele(a) está longe fisicamente, mas presente emocionalmente. A forma mais eficaz de conservar a chama acessa, é manter a conexão através dos meios disponíveis de comunicação. Os jovens amantes, sempre encontram uma forma de fazer o amor crescer apesar da distância. O amor é a causa motivadora da criatividade.
Como controlar a questão do ciúme e não se tornar uma torre de vigia por meio de ligações, cartas, e-mails etc.
Toda relação equilibrada é fundamentada na confiança e isso tem a ver com o caráter e maturidade das pessoas. O ciúme faz parte de um estágio de infantilidade emocional. Na proporção que a pessoa vai amadurecendo e tomando consciência do respeito que deve ter quanto aos limites do outro, o comportamento tende a mudar. O que não pode é alimentar esse sentimento em vez de buscar cura e libertação.
É possível conhecer a pessoa mesmo estando longe? (como fazer para descobrir os caprichos, os valores, as manias, o gênio, o caráter, o relacionamento com a família) gostaria que você falasse sobre cada item desse separadamente.
Mesmo à distância, os dois precisam buscar meios para se encontrarem, a fim de que não seja um namoro 100% virtual. A verdade, é que, mesmo estando próximos e se encontrando com freqüência, ainda não é possível conhecer o suficiente, imagina estando longe. Um relacionamento à distância, muito mais do que aquele onde o dois está perto um do outro, precisa haver total transparência e sinceridade. Os dois vão precisar escrever, falar ao telefone, expor um para outro tanto as suas qualidades como os defeitos, e a tendência nessa fase é apenas mostrar o lado bom e omitir o ruim. É importante fazer contato com os pais, a família e osamigos, que podem dar testemunho da pessoa.
Um outro fator é que nós somos de certa forma aquilo que falamos, ao se comunicar durante um bom tempo com alguém, logo vamos conhecendo o perfil do caráter e da personalidade dessa pessoa. O que não pode acontecer, é o jovem fazer toda a leitura apenas com os óculos da paixão, ai é impossível uma analise criteriosa do outro.
Sempre quem está de fora enxerga melhor do que os envolvidos, por isso leve muito a sério a opinião de pessoas maduras e que podem ajudar.
Namorar à distância funciona ou não funciona?
Depende muito dos envolvidos e das circunstâncias. Quando a distância é extremamente grande e os dois só vão se encontrar no dia do casamento para se verem pela primeira vez e casarem, essa decisão me parece ser um pulo no escuro sem saber onde vão cair. Ë imprescindível que o casal na medida do possível, se encontre, ainda que esporadicamente. Esse contato, onde os dois possam se olhar, ouvir, sentir a presença etc, é fundamental.
O senhor não acha que o relacionamento do casal de namorados entre suas famílias é importante? Então como proceder se eles moram longe?
A família é importante no relacionamento, mas os pais devem respeitar a liberdade de escolha dos filhos. Se a escolha que o(a) está fazendo é dentro dos princípios da Palavra de Deus e do outro a pessoa escolhida se mostra ser alguém que vale o investimento, não há o porque a família jogar contra. O amor vence obstáculos!
Agora, à luz da Bíblia, termine deixando uma dica legal para os casais que namoram à distância.
Não importa o quão distante estão, o relacionamento tem que ser construído sobre base sólida, e nenhum outro alicerce é melhor do que os princípios estabelecido por Deus em sua Palavra. Tudo o que começa sem Deus termina em fracasso, mas quando o Senhor está no controle de todas as coisas, o relacionamento tem tudo para ser bem sucedido. A confiança na soberania de Deus e o amor pode fazer com que um namoro a distância desemboque num casamento feliz.

Alguns conselhos para namoros à distância:

Estamos vivendo na era da “virtualidade”, onde muitos se conhecem através da internet. Cuidado, não seja precipitada(o) em se envolver num encontro virtual, nesses encontros nem todos dizem a verdade, é preciso muito cautela.
A vida é o resultado das suas escolhas, por isso a sua decisão deve estar respaldada na vontade Deus, busque-a como prioridade número um, não abra mão disso por nada.
  • Nunca se ponha debaixo de um jugo desigual com os incrédulos.
  • Não namore por lazer. Namoro não é passa tempo.
  • Após iniciar um relacionamento a distância, não deixe a “emoção” falar amais alto do que a “razão”, mantenha os pés no chão.
  • Lembre-se, maturidade é também saber dizer não quando necessário.
  • Envolva seus pais e sua família nesse projeto, eles poderão dar o apoio moral necessário em qualquer relacionamento relevante.
  • O pastor deve ser o seu conselheiro espiritual nessa área, esta cobertura é imprescindível.
  • Cuidado com o ciúme doentio, toda pessoa ciumenta vive aprisionada e busca sempre aprisionar o outro, isso é torturante.
  • Nunca acredite em tudo o que falam e seja criterioso(a) no julgamento sobre a pessoa com a qual está se relacionando.
  • Leia o Salmo 37, principalmente o versículo 4.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saudade

Saudade é solidão acompanhada, 
é quando o amor ainda não foi embora, 
mas o amado já... 

Saudade é amar um passado que ainda não passou, 
é recusar um presente que nos machuca, 
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais... 

Saudade é o inferno dos que perderam, 
é a dor dos que ficaram para trás, 
é o gosto de morte na boca dos que continuam... 

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: 
aquela que nunca amou. 

E esse é o maior dos sofrimentos: 
não ter por quem sentir saudades, 
passar pela vida e não viver. 

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
Existe gente que precisa
da ausência para querer a presença. 
O ser humano não é absoluto. 
Ele titubeia, tem dúvidas e medos,
mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. 

Nada de drama."
A UM AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste
Carlos Drummond de Andrade
Tomara

Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...